quinta-feira, 30 de setembro de 2010

MEMORIAL REFLEXIVO

Minhas Reflexões sobre as Tics


No inicio do curso das TICS em curto espaço de tempo, ou melhor, em alguns segundos tive a sensação que iria aprender como usar o computador: digitar, formatar etc. Comecei a entra em pânico. Esse um segundo transformou em uma eternidade de angustia, sofrimento e arrependimento pela inscrição realizada. Mas quando a tutora iniciou sua apresentação sobre os objetivos do curso percebi que finalmente as minhas angustias a respeito de como utilizar de maneira correta, criativa e estimulante o computador nas minhas aulas seria finalmente sanada. Pois, tenho consciência que tal ferramenta iria facilitar no processo de mediação dos conteúdos entre eu e os alunos, com isso as aulas ficariam mais descontraída. Eles iriam aprender buscando e brincando. Sua aprendizagem aconteceria de maneira natural sem aquela sensação de obrigatoriedade, o que muitas vezes bloqueia a sua aprendizagem.
A cada modulo surgiam muitas dúvidas, preocupações e anseio ao mesmo tempo. Tinha um total desassossego de não conseguir realizar de maneira eficaz e produtiva às atividades. Visto que parecia algo tão complexo e difícil. Só que tudo foi superado de maneira gradativa e com o auxilio das leituras sugerida no material do curso e da turtora.
No momento, da criação do Blog foi um instante único no curso. Era uma atividade que precisaria de tempo e conhecimento, tudo que busquei através da distribuição de maneira ordenada, planejada do meu tempo. Essa ferramenta serviria de alicerces para muitas das minhas aulas. Neste caso, venho utilizando continuamente no meu processo de inclusão das novas tecnologias e, jamais pretendo encerrar seu uso juntamente com o curso. Agora, posso considerá-la como algo fundamental, essencial para a minha atividade de Educadora consciente e informatizada que sou. E com a ajuda dos meus alunos, cada conteúdo ministrado acaba surgindo, alguma atividade para envolvê-lo. Logo que eles adoram entrar e comentar no meu blog e principalmente, fazem críticas construtivas sobre tudo. Lembrando que eles têm muito mais habilidade do que eu.
As Tics mostrou como valorizar os mini vídeos dando da TV escola como do Youtube. Isso ocorreu através das atividades proposta pelo curso, que “obrigou” o professor a assistir, sentar, pensar, planejar, executar e avaliar cada plano de aula aplicado.
Com uma carga horária de quarenta horas semanais, o curso das Tics serviu para mostrar que o tempo é determinado por nós. Com o dia-a-dia atribulado, concluir o curso, não só isso, adquirir conhecimento suficiente para modificar a minha postura como educadora, tanto hoje como amanha. É o mais importante, não abandonarei o uso das Tics.

2 comentários:

  1. Oi Zandra
    Que bom que voce persistiu no curso. Sabemos que foi necessário muito esforço e deteirão.
    Determinação para realizar algumas atividades com uma carga horaria tão grande. Mas a recompensa chegou com a conclusão do curso e o mais importânte com os conhecimentos adquiridos que serão muito útil na sala de aula e nos novos cursos que surgirão.
    @braços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  2. Olá Zandra!

    O resultado que está divulgado aqui no seu blog mostra o quanto você se empenhou para aprender, achei interessante a sua colocação no memorial:
    "A cada modulo surgiam muitas dúvidas, preocupações e anseio ao mesmo tempo. Tinha um total desassossego de não conseguir realizar de maneira eficaz e produtiva às atividades. Visto que parecia algo tão complexo e difícil. Só que tudo foi superado de maneira gradativa e com o auxilio das leituras sugerida no material do curso e da turtora." Destaco ainda a parte que você fala em "desassossego", pois acredito que este desassossego é que transforma a prática. Se está tudo na mesma não há transformação.

    Parabéns, continue com seu belo trabalho com as TIC.

    Rosita Félix

    ResponderExcluir