Primeiro é preciso esclarecer o que devemos entender pelo termo
“ Curriculo”. O termo é usado com vários sentidos e várias definições têm
sido apresentadas.
Um currículo escolar é primeiramente, no vocabulário pedagógico anglo-saxão, um percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem (learning experiences) às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal. (...)
O currículo, escreve por seu lado P. W. Misgrave (1972), constitui na verdade 'um dos meios essenciais pelos quais se acham estabelecidos os traços dominantes do sistema cultural de uma sociedade', no mínimo pelo papel que ele desempenha na gestão do estoque de conhecimentos de que dispõe a sociedade, sua conservação, sua transmissão, sua distribuição, sua legitimação, sua avaliação" (Forquin, 1993:22) . O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
Continuando, é o professor o que realiza seu currículo, para seu grupo concreto. Uma vez que o professor desenhou sua programação trimestre ou anual, e se encontra com alunos com necessidades educativas especiais em seu grupo, é quando tem que fazer uma adaptação curricular para esse aluno concreto. Não podemos utilizar o livro didático como uma peça chave no processo ensino aprendizagem, mas apenas um suporte em tal momento. Contudo para o efetivo resultado, deverá realizar um planejamento cauteloso e criterioso.Pois, sabemos que cada turma é única ou melhor, cada aluno é único.
Na execução deste currículo que foi previamente planejado pelo o professor seria de suma relevância se o mesmo incluísse o uso das tecnologias, pois, a mesma funcionaria como um intercambio entre ele e os alunos. Propiciando uma aprendizagem rica e prazerosa. . Lembrando que eles muitas vezes conhecem e dominam-nas com muito mais facilidades e praticidade do que seu professor. Uma abordagem global dos fenômenos educativos, uma maneira de pensar a educação que consiste em privilegiar a questão dos conteúdos e a forma como estes conteúdos se organizam nos cursos.
Ressaltamos que quando usamos o termo tecnologia não nos referimos só a computador, mais tudo que seja tecnológico.
Zandra Cristina
Nenhum comentário:
Postar um comentário