terça-feira, 8 de junho de 2010

O QUE É HIPERTEXTO?

O que é hipertexto?

No primeiro contado visual com a palavra HIPERTEXTO , imaginei que traria de um texto grande, pois a minha analise mentalmentel foi do prefixo hiper. Mas, após a leitura dos textos sobre o assunto , percebi o meu total equivoco na interpretação.Com essa conclusão ,notei a importância de buscar o conhecimento a respeito de qualquer assunto.

Após, as minhas leituras percepir que hipertexto já existia antes da revolução da informatica.Ele estava presente nas enciclopedias com outra natureza, claro.Portanto não sendo uma nomeclatura nova.

Na informatica o hipertexto são os meios (links) que utilizamos para estruturamos um site, blog.Todo site tem um mapa para orientar ou facilitar a navegação do internauta, pois , ele mostra de forma plana toda a imagem do site ou seja, mostra os links que tevo utilizar para alcançar o meu objetivo.Esse mapa é um hipertexto.

Em suas várias obras, Chartier raramente toca no nome hipertexto, embora cite inúmeras vezes a “textualidade eletrônica”. Em um dos poucos momentos em que adentra por esse conceito, em obra mais recente, arrisca que

O hipertexto e a hiperleitura que ele permite e produz transformam as relações possíveis entre a imagens, os sons e os textos associados de maneira não-linear, mediante conexões eletrônicas, assim como as ligações realizadas entre os textos fluidos em seus contornos e em número virtualmente ilimitado. Nesse mundo textual sem fronteiras, a noção essencial torna-se a do elo pensado como a operação que relaciona as unidades textuais recortadas para a leitura. (Chartier, 2002, p. 108-109)

Lévy é chamado a reforçar quase todos os trabalhos sobre hipertexto da contemporaneidade. Não seria aqui o lugar de faltar a citação mais famosa do filósofo francês, qual seja, aquela em que ele define, de maneira concisa, um hipertexto:

Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras,páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira. (LÉVY, 1993, p. 33)

O hipertexto traz para o navegador um acesso facil e rápido a qualquer assunto.Pois ele não se limita só aquele conhecimento que o livro apresenta, ele mostra links que nos conduz a outros sites e ,logico a outras fontes de pesquisa.

Para estrurar o meu blog com certeza eu estarei utilizando o hipertexto, pois estarei colocando em prática tudo que aprendir na teoria.

Um comentário:

  1. Olá Zandra
    Muito bem, gostei de seu texto e principalmente dos link que vc fez na matéria.
    Elisangela

    ResponderExcluir